Atuação profissional: Atuou em 2019 em dois contratos para manutenção e conservação do acervo do Museu Nacional de Belas Artes como sócia da
Libra Cultural e com equipe.
Participou como restauradora e conservadora junto a equipe da Libra Cultural
nas pinturas do acervo do Museu Nacional de Belas Artes como o “Baile a Fantasia” de R. Chambelland, e 10 pinturas expostas na Pinacoteca de S.Paulo em “Trabalho de Artista: Imagem e Auto imagem” em 2018.
Atuou coordenando a conservação e restauração de pinturas do acervo da Irmandade da Candelária, alocados na Igreja da Candelária, no Hospital Frei Antonio e no Educandário Gonçalves de Araújo – Projeto da Produtora Dois Um Produções Culturais no período de 2015 a 2018.
Atuou na conservação do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e do acervo em comodato da coleção de João Sattamini. Fundação de Arte de Niterói / Prefeitura Municipal de Niterói no período de 2013 a 2016.
Restaurou no período de 2013/ 2014, 3 pinturas acervo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) do paciente Alcebíades interno na década de 1960/1970.
Participou junto a equipe da Libra Cultural e equipe de restauração de pintura do Museu Nacional de Belas Artes do Projeto de Conservação e Restauração do Acervo de Arte - FAPEMA -Programa de Acervos Museólogos -com a restauração de 10 pinturas do Museu Histórico e Artístico do Maranhão em 2014.
Participou na restauração/conservação de pinturas pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, como a “1ª Missa no Brasil” de Cândido Portinari (2013) e pinturas representativas do século XIX (2009, 2010, 2012). Em 2012 atuou como restauradora / conservadora em cinco obras do artista Bispo do Rosário que foram expostas na 30ª BIENAL de São Paulo.
Participou no período de maio de 2007 a maio de 2008 pela Empresa - RG Conservação e Restauração de Bens Móveis e Imóveis Ltda na restauração dos 14 painéis (1676 e 1684) que retratam a vida de santos e monges beneditinos, de autoria do pintor sacro Frei Ricardo Pilar, e que estão inseridos na capela-mor do Mosteiro de São Bento do RJ.
Exerceu função de conservadora/restauradora/consultora do Núcleo de Restauração de Bens Culturais de Niterói / Prefeitura Municipal de Niterói no período de 2000 a 2012.
De 1997 a 2000 participou da restauração da azulejaria que reveste a fachada do “Solar do Jambeiro” – Niterói – RJ e coordenou equipe.
Participou da restauração dos elementos artísticos e integrados à Capela de Santana, da Fazenda de Colubandê – São Gonçalo – RJ, dois painéis de azulejos narrativos do Sec. XVIII, restauração dos medalhões decorativos do forro e do painel da mesa do altar – 1998.
Atuou como restauradora nos bens integrados do Palácio da República-Museu da República-RJ em 2005 e entre 1984 a 1987, e nos elementos decorativos integrados do Teatro Municipal de Niterói (telas em cambota e guarnições em madeira policromada na Sala de Espetáculo, telas de grandes dimensões do Salão Nobre de autoria de Thomas Driendl e pinturas decorativas parietais do Salão Nobre) no período de 1992 a 1996.
Informações adicionais: Ministrou a palestra “Liceu de Artes e Ofícios: uma história a ser preservada”, junto com Geisa Alchorne e Alba Bielinski, no âmbito do Seminário Permanente sobre Arte e Devoção organizado pelo Prof. Doutor Dom Mauro M.M. Fragoso na Faculdade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro em 15 de abril de 2019.
Possui experiência por serviços prestados de prospecção de revestimento arquitetônico, em imóveis tombados pelo IPHAN, INEPAC e Prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói, de 1992 até 2015.
Executou laudos técnicos de peças de artes para produtoras e instituições: Museu de Arte do RJ, Museu de Arte de Pampulha, Instituto Tomie Ohtak, Instituto Itaú Cultural, Arte 3 e Imago (2014, 2013, 2012).
Participou com apresentação de comunicação, do 2º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, realizado de 01 a 04 de agosto de 2013, em João Del Rei, MG.
Atuou como consultora na área de conservação e restauração de pintura e azulejaria.
Têm coautoria de 2 artigos: “Primeira Missa no Brasil, de Cândido Portinari: a importância da documentação na intervenção de conservação e restauração” – publicado nos Anais do 2º Encontro Luso- Brasileiro de Conservação e Restauração em 2013 e “Restauração de Pinturas - estudo de caso no Museu Nacional de Belas Artes” – publicado no Boletim nº 2 da ABRACOR em 2010.
Sócia da Empresa Libra Cultural e Sócia da Sociedade Propagadora das Belas Artes / Liceu de Artes e Ofícios, RJ.
Atua como conservadora / restauradora desde 1990.
Formação acadêmica:
- Graduação - Bacharelada em pintura pela EBA – UFRJ; 1980 - 1985.
- Pós-Graduação Lato Sensu em História da Arte Sacra pelaFaculdade de
São Bento do Rio de Janeiro. - 2012 - Monografia: Azulejaria de padrão
no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.